Veja o que é PIS/PASEP e o que muda em 2023

Então hoje você vai aprender como revogar o PIS/PASEP, o que é e o que vai mudar em 2023. Portanto, confira os artigos a seguir para obter informações importantes sobre o PIS/PASEP.

Além disso, aprenderemos mais sobre os subsídios para direitos dos trabalhadores no Brasil. Então, se você tem carteira assinada e tem mais de 5 anos de registro, saiba que pode sacar o salário mínimo associado ao PIS/PASEP.

No entanto, se você quiser saber mais sobre o assunto, e também quiser saber como conseguir o dinheiro, não deixe de ler a última linha para obter detalhes.

O que é o PIS/PASEP?

As contribuições tributárias sociais, conhecidas como Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (PASEP), devem ser pagas a todos os brasileiros incluídos nas regras trabalhistas.

O PIS/PASEP refere-se ao salário mínimo pago anualmente. Ele está disponível para brasileiros que possuem pelo menos 30 dias de registros em sua carteira durante o ano base (geralmente o ano anterior ao pagamento).

VOCê tem direito ao PIS/PASEP?

Conforme mencionado anteriormente, todos os trabalhadores com carteira assinada, seja do setor público ou privado, recebem abono salarial do PIS/PASEP. No entanto, algumas regras devem ser seguidas para que os cidadãos possam utilizar esse valor. Portanto, a primeira prioridade é que os trabalhadores precisam estar registrados no banco de dados de subsídios salariais por pelo menos 5 anos.

Mas isso significa que para ser elegível para a bolsa em 2022, seu primeiro registro de carteira deve ter sido em 2017 ou anterior. Adicionalmente, os trabalhadores devem exercer atividade profissional por pelo menos 30 dias durante o ano-base (2021 neste caso).

Nesse período, o lucro do cidadão também não pode ultrapassar 2 salários mínimos, que é de 2.424 reais por mês. Após cumprir o regulamento, ele terá direito ao subsídio.

Valores PIS/PASEP

O valor do subsídio é calculado com base no número de dias úteis no ano base. Ou seja, a cada 30 dias ou um mês de exercício para atividades profissionais registradas na carteira, o trabalhador tem direito a 100 reais.

Então, para quem trabalhou 6 meses, por exemplo, o subsídio será de 606 reais respectivamente, e assim sucessivamente.

Portanto, para receber o salário subsidiado, o trabalhador deve exercer suas funções durante todos os 12 meses do ano-base. Portanto, o resultado da soma é de 1212 reais, que é o salário mínimo atual.

Como sacar e mudanças 2023

Você já sabe o que é PIS/PASEP? Então vamos seguir em frente.

Os saques podem ser feitos de várias formas, dependendo se você possui uma conta na Caixa Econômica Federal. Além disso, também pode ser retirado por meio de cartão de cidadão ou pessoalmente em uma agência da instituição. Por isso, veja abaixo como proceder em cada caso.

Se você tem conta corrente ou poupança na Caixa
A forma mais fácil de sacar o valor do PIS/PASEP, pois para os correntistas da Caixa, os recursos são depositados automaticamente na data especificada.

Para verificar se o dinheiro já está disponível, você pode visitar seu banco online ou ir a um caixa eletrônico. Desta forma, o dinheiro pode ser retirado ou transferido para outra conta.

Se você tem PIS/PASEP no seu Cartão de Cidadão e PIN
A maneira mais fácil de revogar o PIS/PASEP. Para isso, só precisa do seu cartão de cidadão e PIN.

Para verificar se o dinheiro já está disponível, você pode visitar seu banco online ou ir a um caixa eletrônico. Desta forma, o dinheiro pode ser retirado ou transferido para outra conta.

Se você tem PIS/PASEP no seu Cartão de Cidadão e PIN
A maneira mais fácil de revogar o PIS/PASEP. Para isso, só precisa do seu cartão de cidadão e PIN.

Ao se dirigir ao caixa eletrônico, basta inserir o cartão. Em seguida, digite sua senha e verifique seu saldo. Se os fundos já estiverem disponíveis, basta selecionar a opção de saque, confirmar sua senha e sacar.

Se não tiver conta Caixa ou cartão de cidadão
Se não for correntista da Caixa e não tiver cartão de cidadão ou PIN, terá de se dirigir a uma agência bancária. Não se esqueça de trazer identificação.

Além de ser um pouco demorado, também é uma maneira eficaz de sair. Agora que você já sabe como revogar o PIS/PASEP, confira as opções que funcionam melhor para você. Então, pegue seu salário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler Mais