Como se cadastrar para votar online
Todos os brasileiros com 16 anos ou mais devem solicitar seu primeiro cartão eleitoral até 4 de maio para poderem votar nas eleições de 2022. O procedimento pode ser feito 100% pela internet via Título Net.
O referido prazo é 4 de maio e o processo pode ser concluído no site do Tribunal Superior Eleitoral. A primeira rodada acontecerá no dia 2 de outubro, com jovens de 16 e 17 anos escolhendo votar. Veja abaixo como se cadastrar para votar online.
O primeiro turno de votação está marcado para o dia 2, com as eleições a partir de 2 de outubro. Se necessário, a segunda rodada será realizada em todo o país e está prevista para ocorrer no último domingo da última semana do mês, 30 de outubro de 2022. A votação em segundo turno só ocorrerá se nenhum dos candidatos que concorrem ao cargo obtiver mais da metade dos votos.
A lei eleitoral (Lei nº 9.50/97 – Art. 91) estabelece a conclusão do processo de votação 150 dias antes de cada dispositivo. Durante este tempo, as pessoas podem resolver suas questões pendentes, tais como: mudanças de círculo eleitoral ou outros resultados devido a ausências ou motivos válidos para as últimas três eleições.
“Para evitar problemas, é importante padronizar o título o quanto antes, pois a demanda costuma ser alta nos últimos dias do prazo”, disse o TSE.
Assim, para evitar dores de cabeça e responder a todas as perguntas não respondidas sobre o título o mais rápido possível, não se esqueça, você pode fazer o recenseamento eleitoral online
Como fazer o título de eleitor online?
Para obter o título de eleitor online, a primeira via deve ser solicitada pelo sistema Título Net ou pelo Portal do Tribunal Superior (TSE). Documentos oficiais com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de dívida eleitoral judicial e comprovante de lei do serviço militar devem ser anexados. Tal como acontece com todos os arquivos solicitados, você receberá os cabeçalhos.
Quando um indivíduo obtém o título de eleitor pela primeira vez, ele deve informar a página de inscrição do sistema Título-Net de sua unidade federativa na página de inscrição do sistema. Após este processo, para obter informações sobre os documentos necessários para digitalizar o pedido:
- Selfie com documento de identificação
- comprovante atualizado de residência;
- Certificado de serviço militar para homens de 18 a 45 anos.
No “Título de Eleitor” da página seguinte, ao solicitar a primeira via, a pessoa deve marcar “Não tenho” nas opções para dar continuidade ao atendimento. Após o envio dos dados, um juiz eleitoral analisará o arquivo. A diferenciação do aplicativo também pode ser feita através do site.
Quem quiser fazer alterações no cadastro eleitoral deve consultar o tribunal eleitoral pela internet. É necessário então acessar o sistema TítuloNet, solicitar os serviços necessários e apresentar os documentos necessários para a formalização. Portanto, você poderá se registrar para votar online.
e-Título
O aplicativo eTítulo é outra forma de consultar a Justiça Eleitoral sobre pendências. A ferramenta também pode ser utilizada como documento eleitoral digital, substituindo os documentos em papel no dia das eleições. Ele permite o acesso rápido e fácil a informações do tribunal eleitoral, tais como: cadastro digital de eleitores, situação eleitoral e locais de votação.
Importante: Se você não coletou suas informações biométricas, você deve trazer um documento oficial com foto junto com sua inscrição.
Se o seu eleitorado mudar, essas informações serão atualizadas automaticamente no aplicativo.
Para usá-lo, ele deve ser baixado gratuitamente em qualquer telefone ou tablet da plataforma Android ou iOS.
Tribunal Superior Eleitoral faz campanha para os Jovens Eleitores
O Tribunal Superior Eleitoral lançou uma campanha durante a Semana do Eleitor da Juventude para mostrar aos jovens a importância de obter títulos. O evento acontecerá de 14 a 18 de março de 2022.
Nesse período, foram emitidos 96.425 novos títulos para jovens de 15 a 18 anos no Brasil e no exterior.
Os estados com maior participação são São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Roraima, Rondônia e Amapá são unidades federativas, e pelo menos 15 a 18 pessoas pediram à comissão eleitoral a retirada de seus primeiros títulos. Trinta jovens se inscreveram para votar no exterior.
Lembre-se, obter documentos é fácil e você pode se registrar para votar online.
As mulheres estão em maior demanda: 52.561 mulheres solicitaram o documento, enquanto 43.864 homens solicitaram o serviço. Nesse período, as faixas etárias com maiores taxas registradas foram 18 e 17 anos.
A primeira distribuição para cada idade é configurada da seguinte forma:
387.000 títulos para meninas de 15 anos (de 16 a 2 de outubro desde o primeiro turno das eleições em 2022); 22,93
Milhares de pedidos de títulos para menores de 16 anos; 33,582 milhões de títulos para menores de 17 anos; 35,522 milhões para títulos de cidadania de 18 anos.
A mobilização do Topix tem incentivado muitos jovens a vencer o campeonato.